04 novembro 2014

Aula de Limite - TRX

Ontem fiz pela primeira vez a aula de Limite - TRX na academia. Muuuuito bom! Puxa pra caramba! São exercícios funcionais super legais, a professora é meio bruta, mas valeu muito a pena o treino. Deixo mais detalhes que pesquisei sobre o TRX pra vcs.




O TRX é um método de treino de resistência em suspensão, criado pelos SEALs – Força de Operações Especiais da Marinha dos Estados Unidos. Este treino foi criado devido à necessidade que os Seals tinham de estar constantemente a praticar exercício físico para se manterem em forma, o que tornava-se complicado uma vez que estes encontravam-se diversas vezes em missões ou em locais os quais não era possível a utilização de equipamentos de treino.
Aproveitaram as tiras de paraquedas e adaptaram para os seus treinos. Aos poucos foram aperfeiçoando, e após alguns meses criaram o TRX, que nessa altura os SEAL já teriam desenvolvido uma grande parte dos exercícios.
Este método revolucionário do exercício funcional, tem centenas de exercícios que permite de desenvolver a força, potência, flexibilidade, equilíbrio, coordenação. A intensidade deste treino aumenta com a capacidade e condição física de cada atleta.
Distingue-se dos outros exercícios por poder ser utilizado em qualquer lugar, basta prendê-lo numa estrutura fixa e arranjar algum espaço livre à tua volta, e pelo facto de que no treino do TRX ou as mãos ou os pés estão apoiados num único ponto (ancora) e a outra extremidade do corpo está em contacto com o solo o que permite desenvolver o aumento da estabilidade e força de toda a zona “Core”.
Os exercícios envolvem múltiplas articulações, em diversos sentidos. Este treino utiliza como carga o peso do teu corpo a força gravitacional, e a inclinação corporal.
 
 
 
 
 
O TRX desenvolveu ainda para treinos suplementares barras de alavanca de cabos de resistência para treinos de resistência variável, potenciando o trabalho nos músculos estabilizadores e aumentando a atividade metabólica.

Quem pode praticar?

Até à data não existem restrições. O TRX pode ser praticado por qualquer pessoa, mas aconselha-se a que idosos ou a praticantes com patologias de coluna e articulações tenham acompanhamento de um profissional e que a intensidade seja controlada de maneira correta de acordo com a condição física de cada atleta.

O treino com o TRX é sem dúvida um desafio às tuas capacidades físicas e motoras, ajuda-te a superar os teus limites e os resultados são visíveis em muito pouco tempo.


Elisabete Silva- Instrutora Balance
Diplomada pelo CEFAD- Centro de Educação Física e Atividades Desportivas.
Certificada por -IFI- Instrutora Fitness Internacional; TFE-Total Fitness Educationv

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semaninha