23 janeiro 2014

Alimentos Termogênicos Naturais

Todos sabem que para se correr bem tem que se alimentar melhor. Agora o blog conta com a parceria da nutricionista e corredora Vanessa Mayer, ela vai dar super dicas para nós corredores melhorarmos nossa alimentação e voarmos nas ruas. A primeira dica da Vanessa é sobre os alimentos termogênicos. Confira abaixo:
gengibre
Hoje em dia é muito comum o uso de suplementos com efeitos termogênicos. Mas o que é esse efeito termogênico? Quando um produto alega tal efeito, quer dizer que ele é capaz de aumentar o metabolismo e a temperatura do corpo, fazendo com que o mesmo gaste mais energia para metaboliza-lo e manter a temperatura em níveis adequados.
Fonte imagem: google
Fonte imagem: google
Termogênicos dão mais disposição, aumentam o estado de alerta/concentração e retardam a fadiga. No entanto, seu uso indiscriminado pode levar a efeitos adversos como taquicardia, dor de cabeça, problemas gastrointestinais e insônia, por isso devem ser recomendados por nutricionistas ou médicos.
Existem maneiras naturais de provocar esse efeito termogênico, a própria atividade física é uma delas. Outra é através da alimentação, já que muitos alimentos são naturalmente termogênicos (e também podem provocar os efeitos adversos acima citados se também forem usados de forma indiscriminada). Dentre esses alimentos temos a canela, o chá verde, o café, o guaraná em pó, o gengibre, a pimenta vermelha, o cacau e a água gelada.
Pimenta vermelha - ótimo termogênico - foto: google
Pimenta vermelha – ótimo termogênico – foto: google
Devemos lembrar que nenhum alimento sozinho faz milagre. Para obter efeitos positivos, o uso desses alimentos deve estar associado a uma alimentação equilibrada e atividade física regular.
Podemos introduzir esses alimentos no nosso dia a dia de maneiras muito práticas. A mais fácil delas é beber água gelada entre as refeições, já que moramos num país tropical e água cai sempre bem. Outras formas são salpicar canela em frutas ou adicioná-la em vitaminas, e colocar lascas de gengibre em chás e sucos, por exemplo.
Imagem: google
Imagem: google
Como disse antes, alimento sozinho não faz milagre. Porém, se você tem uma alimentação balanceada e faz atividade física regular, aproveite os efeitos dos alimentos para potencializar seus resultados e alcançar seus objetivos!
vanessa_mayer_nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semaninha