14 janeiro 2014

Corra, corra!

Contei a vocês no último post da aula de Kombato. Valeu muito a pena, apesar de ter sofrido esses dias com uma dor nos músculos da coxa bem forte. Sair do sedentarismo dói muito, eu já sabia que ia ser assim.

Ontem minhas amigas foram correr no aterro e me chamaram. Eu não ia por causa da dor, mas me deu a louca e fui correr. O bom é que esquentou os músculos da coxa e consegui correr um pouco e caminhar bastante. Estou gostando muito!






A importância dos exercícios aeróbios


Conheça as vantagens da prática regular desses exercícios

Exercícios aeróbios proporcionam muitos benefícios à saúde!
Muitos são os benefícios com a prática regular dos exercícios aeróbios de três a seis dias na semana. Veja alguns deles:

1. Melhora o humor e combate a depressão.

2. Diminui a ansiedade e o estresse.

3. Aumenta muito a autoestima.

4. Melhora do sistema imune.

5. Melhora a qualidade do sono.

6. Fortalece a musculatura do coração, aumentando a capacidade cardiorrespiratória.

7. Melhora o nível do bom colesterol, o HDL.

8. Aumenta a resistência à fadiga, dando mais disposição para as tarefas do dia a dia.

9. Previne doenças como hipertensão, diabetes, acidentes vasculares cerebrais e obesidade.

10. Provoca a perda de peso.

Os resultados mais imediatos são a melhora da disposição e melhora da circulação sanguínea. Os outros benefícios funcionam como uma poupança: onde quanto mais praticamos, mais acumulamos saúde, através de exercícios como caminhar, pedalar, dançar ou nadar.

É importante a regularidade em seus treinos para potencializar os resultados com a atividade física. Os efeitos acumulativos são os mais eficazes para a saúde, além disso, o índice de lesões é grande com a prática de exercícios esporadicamente. Isso é um fator que deve ser evitado.

Apesar da frequência cardíaca ser um fator individual podemos controlar para que não ultrapasse os 150 batimentos por minuto, valor padronizado por questão de segurança. Observe sua respiração, caso sinta-se ofegante e não consiga falar normalmente, cortando as frases e palavras é sinal que está indo para a classificação de exercícios avançados.

Quando realizamos o exercício aeróbio moderado sentimos que nosso coração está batendo mais acelerado que em repouso, mas não sentimos o aceleramento excessivo. A respiração é um termômetro para sabermos se estamos no caminho certo. A frequência respiratória aumentará, mas de forma sutil e ainda conseguimos conversar com outra pessoa normalmente, enquanto realizamos a atividade.  A partir, do momento que não conseguimos conversar normalmente durante a prática do exercício aeróbio é sinal que devemos diminuir o ritmo.

Além disso, podemos sentir o efeito de relaxamento após os exercícios físicos aeróbios pela liberação de endorfina que é um neurotransmissor, assim como a noradrenalina, a acetilcolina e a dopamina, todas liberadas nos exercícios aeróbios. Esses hormônios são chamados de hormônios do prazer, pelos efeitos de relaxamento que produzem.

Por isso, use e abuse dos exercícios aeróbios. Desloque-se a pé sempre que possível!



Fernanda Andrade
Personal Trainer - Dieta e Saúde
CREF 51670


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semaninha